© 2019 by DireitoDoMar.org

Oceanopolítica

 

 

"Oceanopolítica envolve o estado como elemento central para a adoção de decisões soberanas, considerando os espaços oceânicos, sobre o destino de sua população, assim como nas relações de poder com outros estados e, considerando a conjuntura político-estratégica internacional, com os demais atores das relações internacionais."

Ilques Barbosa Junior

 

Artigos cietíficos relacionados:

 

BARBOSA JÚNIOR, Ilques. Oceanopolítica: conceitos fundamentais, a Amazônia Azul. In Amazônia Azul: política, estratégia e direito para o Oceano do Brasil. Rodrigo F. More e Ilques Barbosa Junior (org.). Rio de Janeiro: Femar/SaGServ, 2012, p. 205-231.

 

 

BARBOSA JÚNIOR, Ilques. Oceanopolítica: uma pesquisa preliminar. Revista Marítima Brasileira. Rio de Janeiro: 2º trimestre de 2009, p. 55-68.

 

______. A importância do Atlântico Sul para a segurança nacional e integração Regional, Revista da Escola Superior de Guerra, v. 23, n. 48, ago./dez. 2007, p. 43-93.

 

______. O Dimensionamento da Força Naval. Monografia apresentada no Curso de Política e Estratégia Marítimas da Escola de Guerra Naval, 2001.

 

MORE, Rodrigo F. Reflexões sobre a formação de um pensamentooceanopolítico brasileiro. In Amazônia Azul: política, estratégia e direito para o Oceano do Brasil. Rodrigo F. More e Ilques Barbosa Junior (org.). Rio de Janeiro: Femar/SaGServ, 2012, p. 232-248.